quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Propostas na área da Segurança

Quem vive em Queluz sabe que a cidade é cada vez mais insegura. Os assaltos sucedem-se a um ritmo assustador, o medo está ao virar de cada esquina, o clima de insegurança adensa-se de dia para dia. Certamente, todos nós conhecemos uma estória...
O problema da falta de policiamento é, infelizmente, geral. Em todo o país existe este problema e não há população que não se queixe. Para Queluz, propomos duas soluções viáveis.
A primeira é apresentar à Polícia de Segurança Pública e ao Ministério da Administração Interna uma nova forma de patrulhamento de determinadas zonas de Queluz. Uma das principais é a zona envolvente da estação de comboios. Há alguns meses, era visível a presença de agentes, sobretudo às horas de maior movimento (final do dia, com as pessoas a regressarem dos empregos). Porém, nos últimos meses, deixámos de os ver. Na Rua António Enes, uma das prinicipais vias da cidade, onde existem comércio e bancos, vemos apenas um único agente, que ora está à porta de um conhecido supermercado, ora está à porta de um dos Bancos. Tal não impediu os assaltos que já decorreram naquela zona, alguns em pleno dia.
Acontece que a PSP circula muito de automóvel, mas defendemos que as patrulhas deveriam ser feitas "a pé". Para além da segurança efectiva, as pessoas necessitam de sentir seguras, precisam de ver os agentes para sentirem a sua presença. Só desta forma é que se consegue fazer com que as pessoas se sintam mais seguras para sair de casa, com todos os benefícios que isso acarreta.
Assim, propomos um policiamento mais real, mais visível, que passará por dar preferência a determinadas zonas, nomeadamente a envolvente da estação, uma das zonas mais movimentadas da cidade.
Temos consciência de que esta competência é da PSP e do Governo, mas o nosso compromisso é, junto dessas entidades, apresentar e discutir ideias e soluções para um problema que só pode ser resolvido com determinação e vontade e não com a passividade que se tem visto.
A segunda solução que propomos é a videovigilância nas zonas mais movimentadas da cidade, nomeadamente nos locais onde têm ocorrido mais assaltos. Esta proposta, que consideramos importante para combater a insegurança e a criminalidade, será, no entanto, posta a discussão pública antes de avançar, já que queremos ter a certeza que os queluzenses são a favor do projecto e concordam com a medida. Temos estado a ouvir várias entidades sobre esta questão, pelo que voltaremos a este assunto.

1 comentário:

  1. Ricardo =) É preciso que os moradores de Queluz entendam o que se passa actualmente: para a população só existem 2 carros patrulha na Esquadra de Queluz. 2!!! Quando algo de maior gravidade ocorre informam-se as Esquadras da Amadora. Não pode ser! E a videovigilância, se aplicada, requere imensos fundos.. e é difícil as autarquias irem nisso. Geralmente os projectos demoram anos a serer autorizados.. :(

    ResponderEliminar