terça-feira, 22 de setembro de 2009

Novas propostas MMS para Queluz


-Dar a conhecer a História de Queluz

Incrementar visitas culturais, juntamente com as escolas da freguesia, a vários pontos de Queluz. Propomo-nos incentivar actividades que relembrem o passado histórico da Cidade, como por exemplo: exposições de fotografias sobre Queluz; a recuperação da memória de figuras nascidas em Queluz e que contribuíram para a história local e nacional, através de exposições biográficas; debates de ideias e outras actividades que envolvam a comunicação e a interacção entre gerações. Neste aspecto poderemos conjugar o conhecimento dos mais velhos com os saberes desenvolvidos nas nossas escolas e revelar uma história local esquecida.

-Queluz e o Brasil

Explorar a ligação entre Queluz e o Brasil. D. Pedro IV nasceu e morreu em Queluz e para além do papel fundamental que teve na implantação das ideias liberais em Portugal, foi o primeiro Imperador do Brasil.
Queluz foi no século XIX o centro de uma política que ultrapassou a história local e mesmo nacional. A família real projectou estratégias e actuações no Palácio de Queluz. A relação com o Brasil foi determinante, não só para Portugal mas também para a então colónia portuguesa. Se graças à partida da família real para o Brasil, mantivemos a nossa independência perante as invasões francesas, por outro lado foram as mesmas circunstâncias que facilitaram a independência do Brasil. D. João VI e D. Pedro IV estiveram no centro de toda a actuação política neste momento histórico. As suas vidas em Portugal desenrolaram-se essencialmente no Palácio de Queluz.
Queluz deve ser reconhecida internacionalmente por estes factos históricos. A História e o turismo estão hoje visceralmente relacionados. São necessárias actividades que recuperem a memória da cidade, que recordem a ligação entre Portugal – Brasil. É preciso celebrar de datas simbólicas de forma a chamar a atenção para Queluz e para o seu passado, no sentido de a libertar do destino de refúgio suburbano sem história a que os políticos actuais a condenaram. Este reconhecimento iria trazer mais notoriedade, mais investimento e mais receita ao comércio de Queluz.

-Patrulheiros dos Espaços Verdes

Defendemos a criação de uma secção de fiscalização dos espaços verdes, da responsabilidade da Junta de Freguesia. Seria feito um patrulhamento desses espaços por pessoas reformadas que quisessem aderir à iniciativa. Uma acção que preservava o ambiente, protegia as crianças que utilizam o parque e o jardim infantil para além de dar uma oportunidade de ocupação a pessoas reformadas.

-Junta de Freguesia de Queluz Online

Pretendemos desenvolver um site inovador que seja capaz de prestar serviços ao cidadão, debater ideias e dar a conhecer os projectos da JFQ.

Para visualizar o Programa Eleitoral completo do MMS para Queluz clique em "As Nossas Soluções"