quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Queluz: há que recuperar o passado para o futuro!



A candidatura do MMS à Junta de Freguesia de Queluz lançou um vídeo de sensibilização para a degradação urbana e do património em Queluz. A freguesia de Queluz possui uma série de edifícios abandonados ou devolutos no seu centro urbano. É necessário uma política de reabilitação dos mesmos, isto é, a restauração das habitações antigas. Nos últimos anos assistimos ao abandono total e por fim à demolição desses mesmos edifícios históricos para construir novas paredes de betão.

Esperamos assim sensibilizar as entidades competentes para este triste acontecimento na nossa cidade.

Canal youtube da candidatura do MMS à J.F. de Queluz: http://www.youtube.com/user/mudarqueluz

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Porque quero mudar Queluz

Queluz é uma cidade histórica. O Palácio Nacional é o principal símbolo mas toda a zona envolvente tem História. O Bairro Almeida Araújo (conhecido como Bairro do Chinelo), em frente ao Palácio, bairro mais antigo de Queluz e onde se situa a lindíssima Pousada Dona Maria, é uma zona típica e protegida.
Tal como um pouco por todo o Concelho de Sintra, Queluz tem sido vítima da passividade dos sucessivos autarcas. Da Câmara Municipal quase nada se espera e da Junta já se têm a certeza que dali nada vem. Nada se faz e Queluz ressente-se. Já foram aqui apresentadas algumas propostas e outras serão apresentadas nas próximas semanas. Desde a recuperação do antigo jardim infantil de Queluz à requalificação da zona envolvente da Estação de comboios (mais segurança e mais estacionamento), as propostas do MMS são dos habitantes de Queluz, quer dos que se candidatam pelo partido, quer dos que são ouvidos pelo movimento.
Por tudo isto e pelo facto da candidatura ter ideias boas e um projecto sustentável (e sustentado) e credível, decidi aceitar o convite do Sérgio Marques para integrar a lista. Entro como independente, apesar de, como é óbvio, me reconhecer no projecto para Queluz. Nunca fui militante de nenhum partido, nem sou militante do MMS. Talvez um dia, quem sabe... Os actuais partidos do chamado "espectro governamental" (PS e PSD) são os principais responsáveis pelo actual estado do País e dificilmente farão melhor, quer devido às pressões internas para satisfazerem as necessidades e os pedidos dos seus elementos, quer devido à sua crescente descredibilização que leva a que os mais capazes deste país não aceitem integrar os seus quadros. E a Oposição com representação parlamentar não tem nada de melhor para apresentar.
Posto isto, resta deixar um desafio a todos os que, de alguma forma, se identifiquem com Queluz: venham ao site e comentem. Deixem ideias, sugestões, críticas (mesmo às nossas ideias), deixem a vossa opinião. O site não é apenas para promover a candidatura. É, antes de mais e acima de tudo, um espaço para todos os queluzenses e para ouvir a voz de Queluz. Porque só assim, com a ajuda de todos, é que se pode fazer mais e melhor por Queluz.


Ricardo Sardo